terça-feira, 1 de maio de 2012

A combinação de exercícios físicos com dieta balanceada pode trazer muitos benefícios já nos primeiros quilos a menos.

A combinação de exercícios físicos com dieta balanceada pode trazer muitos benefícios já nos primeiros quilos a menos.

Por Manoel Gomes



1. Memória: livrar-se de alguns quilos sobressalentes ajuda a resguardar as lembranças. Ao perder peso, diminui-se a resistência à leptina, enzima que sinaliza se é necessário ingerir mais ou menos alimentos. Essa substância ainda participa do processamento da memória no hipocampo e protege a massa cinzenta.


2. Colesterol: investir numa dieta equilibrada e com pouca gordura abaixa os níveis de colesterol no sangue. Dar adeus a pneuzinhos e afins colabora principalmente na diminuição do LDL, o chamado colesterol ruim. Em excesso, ele provoca a oxidação da camada interna dos vasos sanguíneos,que fica toda inflamada.


3. Câncer: a perda de massa gorda reduz o risco de desenvolver diversos tumores, como os de esôfago, pâncreas, ovário, rins, útero e mama. Sem o peso adicional, o organismo controla os hormônios que favorecem a desregulação de células e fatores inflamatórios que deixariam o corpo vulnerável ao câncer.


4. Pressão: uma murchada na barriga influencia na pressão arterial. Mais leve, o corpo deixa de produzir insulina aos montes para lidar com o açúcar. Quando está aos borbotões, esse hormônio favorece a retenção de água e sal. Também está por trás da secreção além da conta de noradrenalina. Tudo isso provoca a disparada da pressão.


5. Articulações: podar os quilos extras alivia a sobrecarga nas juntas, principalmente naquelas consideradas de impacto, como o quadril, o joelho e o tornozelo. Alguns estudos ainda em estágio inicial sugerem que o sobrepeso produz substâncias que agridem a cartilagem das articulações.

Os números podem variar de acordo com o metabolismo de cada indivíduo, além de outros fatores, como a genética, a composição dos nutrientes da dieta e a frequência dos exercícios físicos.


FONTES: FÁBIO GOMES, NUTRICIONISTA DA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO E CÂNCER DO INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER; HUGO COBRA, CHEFE DO CENTRO DE CIRURGIA DO JOELHO DO INSTITUTO NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA; SÔNIA BRUCKI, NEUROLOGISTA DO DEPARTAMENTO CIENTÍFICO DE NEUROLOGIA COGNITIVA E DO ENVELHECIMENTO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE NEUROLOGIA; NABIL GHORAYEB, PRESIDENTE DO DEPARTAMENTO DE CARDIOLOGIA DO ESPORTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA; ZULEIKA SALLES COZZI HALPERN, ENDOCRINOLOGISTA; MARIANA DEL BOSCO, NUTRICIONISTA; DANIEL MAGNONI, CARDIOLOGISTA E NUTRÓLOGO DO HOSPITAL DO CORAÇÃO; ANDRÉ PEDRINELLI, PRESIDENTE DO COMITÊ DE TRAUMATOLOGIA DO ESPORTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA; MARIA TERESA ZANELLA, PROFESSORA TITULAR DA DISCIPLINA DE ENDOCRINOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
fonte:http://saude.abril.com.br/emagrece-brasil/infografico.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu Comentário é muito importante